terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Formação em Direitos Sexuais LGBTI de crianças e adolescentes é realizado em Brasília.


Nos dias 28, 29 e 30 de novembro aconteceu em Brasília o Encontro de Formação sobre Diretos Sexuais de Crianças e Adolescentes LGBTI, promovido pela Associação Barraca da Amizade, Ecpat Brasil e o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual.

Dentre as várias atividades do encontro, as mesas com especialistas e militantes da causa dos direitos humanos trouxeram grandes contribuições na reflexão sobre o tema. Uma das análises realizadas nesses debates foi que a perspectiva da prevenção à violência sexual é mais aceita pela sociedade de modo geral, do que a perspectiva emancipatória da violência, ou seja, quando falamos dos direitos sexuais como direitos humanos estamos trazendo à tona essa perspectiva que empodera e evita que meninas e meninos sejam vitimados das várias violências, pois os direitos humanos são interdependentes. Foi um dos destaque da mesa que discutiu Sexualidade, Diversidade e Direito Sexuais na infância e adolescência.

Outro destaque trazido pela Mesa que discutiu a LBGTfobias, Políticas Públicas e Violência Sexual, foi a questão das violências institucionais: “A gente não resolveu as violências institucionais, é preciso pensar essa perspectiva, só poderemos mudar a realidade das crianças e adolescentes mudando a sociedade”. Já na mesa que analisou o cenário nacional que o Brasil se encontra na defesa dos diretos destacou: “As demandas de Juizamento (justiça) são demandas que dialogam e visibilizam o que há de mais perverso na nossa sociedade. Quais as pautas que nos unificam? Nós precisamos nos reconhecer nos outros, mesmo que esse outro sejam desconhecidos”.

Os apontamentos e as reflexões vindos tanto das mesas quanto dos grupos de trabalho destacaram os desafios e diretrizes que precisam de investimento, como: a formação para entidades sobre a população LGBTI e seus direitos; pensar as crianças e adolescentes em sua integralidade; maior presença da sociedade civil organizada no parlamento em todos os níveis (Municipal, Estadual e Federal); maior articulação com outros movimentos e o fortalecimento das redes defesa e proteção dos direitos, foram os destaques do encontro.

Para a coordenação das redes, o encontro cumpriu o papel fundamental de pautar as organizações sobre essa temática dos Diretos Sexuais de Crianças e Adolescentes LGBTI, que é pouco discutida no movimento da infância. Foi um momento estratégico, pois as preocupações e apontamentos levantados no encontro irão contribuir para o planejamento institucional das organizações para o próximo ano.

A equipe do projeto se debruçará na sistematização dos conteúdos para socializar aos participantes. Abaixo segue um álbum de fotos de alguns momentos do encontro é só clicar e rever os momentos, baixar e compartilhar.  Para as apresentações pedimos que mande e-mail solicitando com assunto: PPT Encontro ANA para ana.movimento@gmail.com


Clique aqui para ver  mais fotos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas