quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Que princesa que nada, Eu sou é de luta mesmo!

Ai gente, tô precisando tanto desabafar. Tá rolando um troço meio chato lá em casa. Tô prestes a fazer 15 anos e minha família cismou que fazer aquelas festas de debutantes, com bolo gigante, 14 meninas acompanhando tudo de rosa, convidar 15 meninos também pra acompanhar as meninas e inclusive me acompanhar, puxar fitinha, dançar valsa... Ai que agonia, só de pensar já vai me dando abuso.
Poxa, eu não quero isso, primeiro porque nem grana a gente tem para inventar essas coisas, segundo eu não gosto disso, num tem nada a vê comigo, quero sim comemorar meu niver, porém do meu jeito, com minha galera da escola, alguns da vizinhança que curto e família, mas do meu jeito.

Até porque, como sou bem curiosa, eu andei pesquisando net de onde surgiu essa ideia de festa de debutante e pasmem vocês isso é a maior roubada, história completamente fundada no machismo escroto onde as famílias realizavam rituais na puberdade para dizer para sociedade que as meninas deixavam de ser meninas e passavam a ser mulher, pronta para o casamento e reprodução. Tinha até uma escola para as meninas que completavam 15 anos aprender tradições familiares de como cuidar de casa, filhos e ser uma boa esposa.

Agora tudo isso aconteceu na cultura pré-colombiana Asteca e Maias e o povo ainda mantém e muita gente sem nem saber a origem. Maior palhaçada isso. Se eu já num queria depois de lê sobre isso agora é que eu não quero mesmo.

E daí fiquei pensando na tal de escola de Princesa que tá rolando em alguns lugares do país: Meninas com uniformes cor-de-rosa e laço na cabeça se reúnem em volta de uma mesa e tomam um chá, enquanto aprendem todas as regras de etiqueta, incluindo a maneira correta de pegar a xícara e posicionar os braços. O ambiente, chamado de castelo, com a decoração predominantemente em tons de rosa, combinando com
o uniforme, tem rococós e fru-frus. Parece uma cena de um desenho animado (antigo) sobre princesas, mas é atual e acontece aqui mesmo, no Brasil. E isso mostra mais uma vez que homens e mulheres devem ser tratados de forma diferente e que os direitos e deveres não são igualitários! É um total retrocesso. Que princesa que nada, eu só é de luta mesmo.

Eu até imprimir esses dois artigos pra quando mainha chegar do trabalho eu lê pra ela. Quem sabe depois de saber a verdade sobre essa palhaçada ela num pensa melhor e desencana dessa ideia. Vou pedir pra ela comprar uns livros pra mim e algumas roupas com essa grana que ela tava afim de gastar com festa. Até porque, mesmo ela comprando isso pra mim num chega aos pés do gasto que ela teria se fosse fazer festa, ainda mais pra depois todo mundo sair falando. Aff! Mas vamos pensando, ainda falta um tempinho pra chegar o dia, daqui pra lá eu vejo como vou comemorar.

E você já comemorou seus 15 anos? Conta aí o que acha disso.

Veja também

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas