quinta-feira, 18 de julho de 2013

ECA 23. anos de Conquistas

Gente,   alguns dias atrás  estava conversando com minha mãe  sobre essa manifestações  que aconteceram  no nosso país. Que diga-se de passagem ela  não pude participar.  E ela com o pouquinho de tempo que tinha  me explicou  uma coisa muito massa. Que assim como essas  manifestações  do mês passado  também teve  esse movimento  para criação do Estatuto da criança  e adolescente  na década de 90. E ela esteve nessa luta.  Ela me  contou que foi   um  movimento puxado  pelo movimento nacional de  meninos e meninas de rua,  pois naquela época  existia muito mais  crianças e  adolescentes em situação de rua do  que hoje.   E foi uma brechinha que  acham  na  nossa constituição federal  no artigo 227 que encabeçou a criação do ECA.
 Aí  fiquei pensando que sabe,  que quem nasceu  e cresceu com ECA como  é o meu caso tem mesmo que valorizar  essa lei que  diz que meninos e meninas são prioridade absoluta no nosso país.  Bom,  claro que  ainda  enfrentamos muitas dificuldades  para  que  a lei sai do  papel.  Mas se agente ficar nessa de desvalorizar o Estatuto querendo reduzir  seus artigos, sem antes  fazer  valer  de verdade,  podemos comprometer e muito  a vida de que quem é  criança e adolescentes .  Por isso  que   vi nas manifestações de  junho varias causas e umas delas  era das crianças e adolescentes.
 E  sabe,  temos  mesmo  que  lutar para  que  seja  efetivo  no dia- a- dia  em nossas vidas  depois  que isso de fato acontecer aí sim podemos  pensar em rever , alterar  e tal.
Mas é isso gente  nesse  23 anos dessa lei só pude  ficar pensando que  precisamos ir  mais além  de  saber que  essa causa   é também de todo mundo  por que  nós meninas e meninos somos presentes  e  também  futuro  e que precisamos sempre em qualquer fase da vida ter  nosso direitos  efetivados para  vivermos cada vez mais felizes e  com dignidade.
Ufa!  Separei  alguns  links para  ajudar  a vocês que  vem aqui no blog  a entende  mais como  foi  essas conquistas.

Beijos e  comentem  e compartilhe com seus amig@s.


Veja  também:

História do ECA



ECA chega aos 23 anos sem ser implementado na íntegra, diz especialista



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas