Bom, não sou uma aluna que só tira 10, como muitas e muitos preciso me esforça o máximo para aprender o que é ensinado na escola. Mas tem hora que é preciso parar um pouco e tentar entender mais as coisas. Bem, outro dia fui até a direção fazer uma reclamação sobre uma aula que não estávamos acontecendo, não pela má vontade do professor, mas, por que ouve um problema com um professor e a escola não conseguiu outro que substituísse na matéria.
Acontece que, devido a grande carga de trabalho, o professor adoeceu e precisou tirar licença. Então depois de alguns dias sem essa matéria, eu assim como outros amig@s nos incomodamos, foi aí que resolvi conversar com a direção. O mais legal foi os toques que ela me deu, além, claro, de conseguir um outro professor que desse a aula enquanto o outro está de licença. Olhe só como foi nossa conversa:
- Sabe Ana, não é de propósito que a situação esta assim, há um processo muito longo para a contratação de outro professor. Mas acho muito legal que você tenha vindo conversar comigo.
- Sim diretora. - Eu disse a ela. - Vim por que eu e muitos alunos sabemos do nosso direito a educação. E que não é só ter o espaço da escola, mas é ter um ensino de qualidade, ter professores que nos ajude a entender a matéria, mas também a entender o mundo.
- Por isso mesmo que disse Ana, que foi importante você ter vindo aqui, para saber o que esta acontecendo. E nós queremos isso, que os estudantes participem e nos ajude a solucionar problemas que enfrentamos no dia-a-dia da escola. E isso também faz parte do direito à educação.
- Como assim, cobrar faz parte dos direitos? – Perguntei a ela meio encucada com a situação.
- Pelo seguinte: todos nos, principalmente crianças e adolescentes temos direito a escola, a uma educação e qualidade, professores capacitados nas salas de aula. Mas, temos que relacionar aí os deveres como, ajudar a preserva o espaço da escola, a questionar as atividades e a falta delas, a estudar e contribuir para um ambiente harmonioso.
- Mas só de questionar eu já fiz isso diretora?
- Fez uma parte. Mas pode ir além. Quando agente percebe que há um grupo de alunos que querem ajudar no ambiente escolar, eles podem ser organizar através de um grêmio estudantil. E ao contrario do que todo mundo pensa, um grêmio não só organiza festa e eventos na escola, mas principalmente, serve como representantes dos outros estudantes e traz, para o coletivo de professores e outros profissionais da escola, o que precisa melhorar para que a escola seja um espaço que agrade a todos e de aprendizagem.
- E como é que organiza isso, é a direção que escolhe? Acho muito legal a nossa participação por que aí a responsabilidade de uma educação de qualidade passa a ser também nossa...
Bem ela me explicou um pouco, e, me deu um site para pesquisar mais sobre essa forma de organizar e participar das decisões da escola, vou deixar um link aqui que fala mais sobre isso por que se não a conversa vai ficar muito longa e aí eu sei que tem hora que agente não gosta de ler coisas muito grandes (risos). (Os passos para formar um grêmio estudantil Clique aqui).
Mas, o legal de ter ido à direção foi saber que nos estudantes podemos contribuir mais com a escola para além de tirar notas boas – que, diga-se de passagem, é nossa obrigação.
E eu curiosa que só, pesquisei coisas sobre o grêmio e nas pesquisas vi um coisa muito legal que é o plano nacional de educação, vi também que tem se discutido uma lei sobre a qualidade da merenda, sobre discriminação e racismo. Mas essa coisas agente conversa com calma em outros momentos por que agora estamos muito empolgados para começar a montar esse espaço que nos estudantes vamos poder contribuir mais e mais com a escola. Bom, gente, como sempre falei um bocado, mas esse é meu jeito. Depois conto para vocês sobre o grêmio e as outras coisas que vem acontecendo. Ah não se esqueçam de compartilhar como os amigos e de também acessar os links
Bjos até mais!
Links para saber Mais:
MEC cria ações de combate ao racismo e promoção da igualdade
Leia mais sobre esse assunto em: Clique aqui
Movimentos veem
retrocesso em temas da educação infantil
Leia mais sobre esse assunto em: Clique aqui
Congresso todos pela Educação:
Leia mais sobre esse assunto em: Clique aqui
Congresso todos pela Educação:
Leia mais sobre esse assunto em: Clique aqui
Veja o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário