sexta-feira, 29 de maio de 2015

Uma Palavra faz diferença?


Ei gente, vida corrida nos últimos dias! Quer dizer, nas últimas semanas, ou melhor ainda, nos últimos meses. Não, não, quis dizer nos últimos anos... Não está fácil pra ninguém. Que dizer, pra alguns até que está né? Enfim, muitas pautas, muitas lutas e a gente firme, sem arredar o pé de fazer bonito né?

Desde a última semana tenho pensado: será que “toda palavra é aquilo que o dicionário diz”? Vou logo dizendo que não estou certa disso, nem vou pedir ajuda aos universitários. Vou logo jogar para a plateia. (risos). Brincadeira gente estou aqui escrevendo e lembrei do show do milhão.

Mas, voltando a dúvida, se toda a palavra é aqui que o dicionário diz, pensando bem, acho que nem sempre né. Eu poderia aqui fazer uma lista de várias, mas a que tem me instigado em especial é a palavra PRIVILÉGIO. Segundo o dicionário o seu significado é:

“Privilégio: - s.m. Vantagem (ou direito) atribuída a uma pessoa e/ou grupo de pessoas em detrimento dos demais; Qualidade ou particularidade específica de algo ou alguém; Tendência particular e natural; Permissão, momento, ocasião favorável que só é concedida a um pequeno grupo de pessoas; Circunstância de supremacia, baseada ou não em hábitos culturais e legais, ocasionada pela má distribuição do regime político e/ou econômico. (Etm. do latim: privilegium.ii)”.

No caso desta definição, ela é exatamente aquilo que o dicionário diz! E podemos perceber isso facilmente no cotidiano. Quer ver um exemplo que aconteceu há pouco tempo?!

Manhinha estava assistindo TV e de repente aquela musiquinha tantantantam a notícia era que de que um avião precisou fazer um pouso forçado nos arredores de Campo Grande e dentro estava o casal de apresentadores Angélica e Huck, além dos seus filhos Joaquin, Eva e Benicio e o piloto Osmar e duas babás.

Estranhou não tem o nome delas aqui né? Pois é ninguém divulgou o nome delas, essa é a primeira “louuuucura, looooucura” que tem a ver com privilégios. E não para por aí.

Foram levados para um hospital público para exames e foram rapidamente atendidos, e o mais mágico: os exames saíram duas horas depois, o que para outros pacientes que não são famosos demora em média uma semana.

Agora me diz uma coisa, o critério de atendimento que foi usado para eles é o mesmo que é usado para todo mundo que precisa e só tem como acessar hospital público? Não né! Por que não é todo mundo que tem o tal Pri-vi-lé-gio!

Esse é só um exemplo, podemos aqui ficar horas pensando em situações de privilégios que acontecem em nosso país. Como nas escolas, nas vagas de emprego, faculdade, acesso a bens culturais, etc.

É muito treta meu povo.

Então, só pra ilustrar o papo, vi na net uma historiazinha sobre essas situações que foi publicação original por The Wireless. E Traduzida pelo o pessoal da catavento*.

Então minha gente, vamos ficando por aqui, pensando nessa e outras coisa da vida. Claro que depois de ver tudo isso quero ver seu comentário hein!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas