sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Volta às aulas!




Enfim as aulas voltaram! Eu já não aguentava mais esperar, afinal, férias são boas mas confesso que fico morrendo de saudades da galera, da escola, e até das aulas, que podem até às vezes parecer chatas, mais deixam saudade!

Me encantam os rituais de inicio: conhecer os novos professores, saber quem vai estudar na mesma sala, como vão ser os horários e os conteúdos. Acho massa essa coisa toda. Tem ainda o papo entre os amigos do que fizemos nas férias. Mas, as vezes, é meio constrangedor né? Sempre tem a galera que viaja e conhece altos lugares, mas tem também a galera que não viaja e que fica em casa porque não teve grana pra passear. Eu mesmo não pude viajar dessa vez, a grana lá em casa tava curta. Mesmo assim me diverti a beça, até contei na outra historia.

Agora, sabe uma coisa que me dá a maior adrenalina na ida e na volta para escola? É o busão! Acho muito massa ir, todos os dias, para escola de ônibus. Algumas coisas são bem tensas como ter que enfrentar os ônibus cheios, passar mais de meia hora no ponto esperando e ainda ter que enfrentar o maior transito, mas isso tem a ver com as políticas de mobilidade urbana né mesmo? Vi que agora no começo do ano teve uma galera que se organizou para reivindicar mais qualidade no transporte público e passe livre pra estudante. Punk é que tem Estado que não tem nem a meia estudantil. Mas aos poucos isso vai melhorando. Isso é uma luta que precisamos sempre levantar bandeira. Mas, voltando a adrenalina, ela acontece mesmo quando o ônibus chega e sobe uma turma da escola! Vamos o caminho todo cantando, fofocando , planejando a diversão do dia seguinte. Todo mundo que anda de ônibus, sabe que o transporte público está uma negação, só nossa galera mesmo para transformar as viagens de ônibus em diversão .
Outra coisa interessante na volta à aula é que uma galera muda o visual. Tem quem corte o cabelo ou pinte, às vezes a gente nem reconhece algumas pessoas, mas já é uma boa pra puxar assunto e até uma paqueras.
Por falar em mudança, rolou no período das férias umas reformas nas escolas da minha cidade. A minha não mudou muito, só as cadeira de algumas salas que estão novas e isso gera bagunça da geral quando chega na sala e vê, daí, é uma correria pra pegar as mais novinhas. Mas, fiquei sabendo que tiveram escolas onde rola umas reformas intermináveis, com placas enormes dizendo que gastaram um monte de dinheiro e a escola não tem nada de novo só a pintura, quando tem a pintura né.
Espero que isso melhore gente, até por que o governo colocou o slogan " Brasil pátria educadora", e pra isso acontecer de verdade muita mudança tem de ser feita. Tipo a melhoria do ensino, a valorização dos professores, melhoria das condições estruturais das escolas, dos trabalhadores da educação, e, claro tem que ter verba e vontade política para que todas essas mudanças aconteçam. 

Eu sei que quero muito essas mudanças e não vou arreda o pé de junto da galera da escola para cobrar isso. É isso minha gente eu quero escola com tudo que temos direitos. Pois como disse Paulo freire: “A educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”.

Oh até filosofei. Comenta aí pessoal. Bjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas