terça-feira, 10 de junho de 2014

Trabalho Infantil - Infelizmente, isso ainda Acontece!

Gente, quanta coisa acontecendo né?! Ufa, muita correria por conta da copa do mundo. Mas, não é bem por isso que vou escrever hoje no blog. É que dentre essas muitas coisas que estão acontecendo você acreditam que ainda acontece a exploração do trabalho infantil?
E o que me dá nos nervos, é escutar de algumas pessoas que o trabalho não mata ninguém! Verdade que não mata, mas, quando a gente ainda está se desenvolvendo, prejudica muito nosso futuro e nosso presente sabiam?! Vamos trocar uma ideia agora sobre isso?!
Em função da exploração do trabalho infantil, tem muitas meninas e meninos que param de estudar, ou que não conseguem aprender direito, por que estão tão cansados que o que mais querem é dormi dormir e dormi, dessa forma não conseguem desenvolver na escola.
Aqui em casa por exemplo eu até ajudo, arrumando minha cama, lavando a louça que eu sujo e até dou uma varridinha na casa, pra dar uma força para mainha e painho, mas, eu não posso , não quero e nem eles deixam que eu assuma as tarefas domésticas, como sendo uma responsabilidade minha fazer tudo sozinha, pois, eles sabem que isso vai prejudicar os outros tempos que preciso, para me desenvolver de forma saudável.
A legislação não permite o trabalho infantil. E muita gente também não tem ideia das regras prevista para o trabalho que envolve adolescentes. Esta condição de trabalho tem que esta relacionada com aprendizado e não com exploração do trabalho do adolescente.

Algumas coisas que estão na lei e tem que ser cumprida:
  • · Adolescentes só podem trabalhar a partir de 16 anos, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos;
  • · Que mesmo quando é permitido o trabalho para menores de 18 anos, deverão ser observadas as normas de proteção, no que diz respeito à proibição do trabalho noturno, atividades perigosas, insalubres (que pode causar doenças), penosas ou prejudiciais à  formação moral, psicológica ou intelectual; 
  • · A carga horária é reduzida, para dar tempo dos adolescentes se dedicarem aos estudos;
Em fim, tem muita coisa que precisa ser vista, quando se contrata o trabalho de um adolescente, e se isso não for garantindo a pessoa ou empresa quem contratou, terá que responde na justiça...
Hoje, eu tô muito preocupada com a Copa do mundo sabe?! Pois, nesses eventos grandes, pode aumentar ainda mais o trabalho infantil como a atividade de venda de produtos na rua. Sem falar nessa história, que do pessoal da organização da Copa (FIFA), estão trazendo um monte de meninos e meninas de vários países, para colocar como gandulas (isso quer dizer, aquele povo que fica atrás da barra, pegando as bolas chutadas para fora do campo).
Isso pode parecer legal, porque a pessoas vai esta dentro do campo no dia jogo e tal, mas não é, pois terá uma responsabilidade, em ficar prestando atenção nas bolas que serão chutadas a todo o momento, estarão correndo riscos, podendo ser vitimas de maus tratos, agressões verbais das torcidas entre outras coisas, e tudo isso pode causar uma grande pressão psicológica que pode se transformar numa grande decepção.
Se a organização da Copa (FIFA) quisesse a presença dessa galera de uma forma legal, poderia convidar essas crianças, simplesmente para assistir como convidadas, depois levariam elas para conhecer os jogadores e ficaria tudo certo, seria um programa legal, só que não é assim que esta acontecendo, elas terão que trabalhar como gandulas mesmo...
Contudo, isso não passou despercebido, representantes das entidades no Fórum PETI, já iniciaram essa discussão junto a justiça brasileira para que isso seja revisto, vamos torce por uma parecer judicial favorável a proteção de crianças e adolescentes.
No ano passado eu até escrevi sobre isso aqui no blog, dizendo que isso, é sim da nossa conta. E lá no blog, tem até uma carta de uma amiga minha, dizendo sobre esse fardo pesado que é o trabalho infantil. Veja aqui
Pois é minha gente estamos precisando cada dia mais e mais nos unir para combater e prevenir todos as formas de violência.
Segue ai outras dicas de sites, que vocês podem vê mais informações sobre isso que falamos agora!
Valeu até mais galera!! Espero o seus comentários viu!

Leia também a nota publica do CONANDA sobre isso clique aqui

Veja a agenda de atividades contra o trabalho infantil e participe aí na sua cidade
Agenda : http://www.fnpeti.org.br/agenda

Assista ao vídeo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas