terça-feira, 13 de maio de 2014

18 de Maio - Vamos fazer Bonito!

Mais um 18 de Maio se aproxima. É hora de fazer bonito e de nos aproximarmos e juntos dar um grito forte contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O dia 18 DE MAIO foi instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a data foi escolhida, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
Às vezes temos dificuldades de falar desse tema, mas podemos ter atitudes simples para ajudar na luta contra essa violação de diretos. Por exemplo, podemos fazer um bate papo na escola com a nossa turma, ou mesmo, envolver toda a escola nesse movimento, fazer uma passeata para chamar a atenção das pessoas na sua cidade, realizar debates com pessoas que trabalham esse tema, assistir e indicar filmes que tratam desse tipo de violência ou mesmo dialogar com a sua própria família.

Precisamos deixar claro para toda a sociedade que crianças e adolescentes tem direito a desenvolver sua sexualidade de forma segura e protegida, e que o seu corpo precisa ser respeitado.

E se, acontecer qualquer forma de violência sexual existe caminhos que os pais, responsáveis ou as próprias crianças e adolescentes podem procurar. Por exemplo, o conselho tutelar, as delegacias, o juizado da infância e juventude ou mesmo pegar um telefone e discar o numero 100 que é um disque denuncia nacional para combater qualquer violência, inclusive a sexual. É importante destacar que a ligação é gratuita e você não precisa se identificar. Outra atitude que pode ser feita é a de apoio à campanha, e também se juntar a rede de combate da violência sexual de sua cidade, como também de outras ações de defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
Como forma de contribuir, nós da campanha Ana junto com o Comitê Nacional de Enfrentamento a Violência Sexual e a Rede Ecpat Brasil e as redes de proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, produzimos 3 vídeos, que aos poucos estamos socializando.

O primeiro deles é um vídeo curto que fala da importância desta data, e se você precisar baixar ele para passar na escola é só clicar no link abaixo

Ah! Não esquece de deixei seu comentário....


              Vídeo 18 de Maio - DIA DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL, Assista aqui: 

Para baixar o  vídeo  clique  no link:   Baixe o vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas