sexta-feira, 4 de abril de 2014

Diversidade e desenvolvimento





Oi gente tudo bem?

Nossa, eu ainda estou com a memória das minhas férias em Cabedelo bem fresca sabe? Cada dia fico mais apaixonada pela riqueza do nosso país, claro, já fui em outros lugares tão belos quanto aqui em Pernambuco minha terrinha que tanto amo. Mas fiquei pensando: quanto nosso país é diverso e em cada cantinho dele tem muito cultura e diversidade social, ambiental, religiosa e que é essa mistura de tantos gostos, gestos e gentes que nos faz ser pessoas especiais e queridas em todo mundo.
Quem nunca sorriu com os sotaques que cada estado tem? E como a gente fala a mesma coisa de jeitos diferente né verdade?
Oxente, uai, meu, bá, guri, barbaridade, daí, tchê, arriegua, que babado e por aí vai ...
Mas ainda assim tem muita gente que não conhece e não valoriza essas diferenças que cada estado tem, e o pior de tudo é quando os governantes querem implantar um modelo de desenvolvimento que se quer respeita essas diversidades sabe.
Claro não estou aqui dizendo que temos que ficar parados no tempo, mas o que eu quero dizer é que em nome desse tal desenvolvimento empresas e governos vem desrespeitando conquista de direitos. Por exemplo quantas pessoas tiveram que ser afastadas de suas comunidades de suas casas para que fosse abertas ruas e construção de estádios? Aqui perto de casa foi um monte, minha família ainda resiste mas teve outras que estavam mais próxima ao estádio, ou no meio da via de acesso e que não teve jeito foram pra longe ....E agora todo mundo tá vendo pelos noticiários aquela usina em Rondônia, o quanto de prejuízo tem causado para o meio ambiente e também a população que mora próximo, sem falar que isso afeta muito o modo de como as pessoas se sustentavam até então, tipo através da plantação, da pesca , do comercinho que conseguiram construir com muita dificuldade. Tudo muda, e nem sempre é para melhor como dizem as propagandas.

Eu não sei não, mas pra mim esse modelo não é legal pois quem mais sofre com essa mudanças são as populações que já moravam no lugar, e sequer foram consultadas se queriam ou não sua vizinhança toda mudada, e claro tem o outro lado que lucra, que são sempre grandes empresas que aliás explora a mão de obra e muitas vezes paga muito mal os trabalhadores.
Pois então minha gente, nós não podemos deixar que essa violações todas continue acontecendo. Temos que botar a boca no trombone mesmo e exigir que os nosso representantes na política façam algo para mudar essa realidade dessa gente tão sofrida, e eu me incluo nisso também por que uma coisa é certa se agente não começar a cuidar desse planeta com suas maravilhas naturais, culturais, sociais não sei onde vamos para não viu.
Bom pessoal, desta vez vou deixar aqui uma musica do Lenine sobre a diversidade. E claro que espero seus comentários viu.

Bjão gente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas