segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

5° Bate Papo Campanha ANA

O extermínio da adolescência e juventude tem sido um problema comum em vários lugares do país.
Isso acontece por inúmeras questões: Falta de acesso a políticas públicas que garantam os direitos básicos das juventudes do nosso país; Machismo, discriminação racial, homofobia, violência física e psicológica são violações recorrentes que muitas vezes  desembocam na morte dos jovens.
Alguns dados como os abaixo  nos mostra o quanto é  preciso  falar sobre  isso e colocar essa questão na agenda pública.

51% dos jovens de 15 a 24 anos já perderam alguém próximo por acidente de carro ou por homicídio. Fonte: Pesquisa Agenda Juventude Brasil (Secretaria Nacional da Juventude, 2013)

 Temas que mais preocupam os jovens de 15 a 24 anos hoje (declaração espontânea):
1. Violência (43%)
2. Emprego / profissão (34%)
3. Saúde (26%)
 Fonte: Pesquisa Agenda Juventude Brasil (Secretaria Nacional da Juventude, 2013)

Em 2011, a população de 15 a 24 anos era de 34,5 milhões de jovens, o que representa 18% da população brasileira. O número de assassinatos nessa faixa etária corresponde a 36% do total da população, o dobro do que seria esperado em função do peso da população jovem na população brasileira.
 Fonte: Mapa da Violência 2013

Homicídio é a causa de 39% das mortes de jovens de 15 a 24 anos no Brasil. Para a população não jovem, é causa de apenas 3% das mortes.
 Fonte: Mapa da Violência 2013



É preciso dar um basta nisso e afirmar que a juventude quer viver! 
Você pode fazer parte deste coro! Participe do Bate Papo da Campanha ANA em parceira com o Fórum  das Juventudes da Grande BH e leve esse debate para sua casa, sua comunidade e seu estado.

E aí, bora lá conversar?


Dia 16/12 às 11 horas (horário de Brasília)

Convidadas:
Dánubia Cardênia (Socióloga) e Carol Abreu (Jornalista), integrantes do Fórum das Juventudes da Grande BH

Onde:
http://novochat.terra.com.br/salas/usuarios/juventudecomite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas