terça-feira, 5 de novembro de 2013

A primeira vez agente nunca esquece.



Gente, como vocês sabem, já entrei na me fase da adolescência.  E não é que estou gostando, apesar de ser tudo muito novo para mim. Até já ganhei a minha primeira espinha. Mas quero compartilhar como vocês outra experiência. Na semana passada fui à ginecologista. Minhas amigas até acharam estranho eu ir, mas percebi que já era a hora. E como sei que não é um momento fácil na vida de muitas meninas resolvi escreve sobre essa experiência.
Era manhã e estava muito quente. E eu já lá na fila esperando para me consultar pela primeira vez com a ginecologista, e ela já de começou me perguntando o porquê da minha ida lá.  Fiquei sem jeito, mas, como estava lá respirei fundo e respondi. “Bom, vim por que tenho notado mudanças no meu corpo e queria ver com que sinais devo me preocupar já que as mudanças vão acontecer de qualquer forma, eu preciso saber para que não ficasse assustada com elas”. Respirei aliviada. Então ela me disse que eu a procurei no momento certo, pois nessa fase da vida rolam muitas duvidas tanto nas meninas quanto nos meninos (mas no caso dos meninos é outro especialista o urologista) e que poderia ficar tranquila pois estava no caminho certo. Então ela me fez outras perguntas como se já tive a minha primeira menstruação (menarca) se já havia iniciado a minha vida sexual, se eu percebia algum corrimento ou cheiro forte vindo das minhas partes intimas ou se notava alguma alteração nos meus seios. Ufa!!! Tantas perguntas né? Mas fui respondendo na medida em que ela perguntava, tentando não deixar vir uma vergonha que não tinha o menor sentido. Às vezes se fica assim meio sem jeito, mas ela também foi muito legal e conseguiu me deixar a vontade para prosseguirmos na consulta. Como respondi não para a maioria das perguntas, ela disse que a consulta iria ficar naquela conversa que não havia necessidade de um exame de toque. A não ser nos meus seios. Fiquei chocada. Achei que iria ficar nua, que ela fosse colocar algum aparelho em mim. Mas nada disso aconteceu, só mesmo me ensinou a fazer o auto exame das mamas e disse alguns cuidados que eu deveria adotar, tipo: Quando decidisse iniciar minha vida sexual que nunca esquecesse de usar preservativo, e que quando essa decisão fosse tomada que eu deveria  procurá-la. Outra coisa muito importante que ela me entregou foi uma caderneta da saúde do adolescente. Nessa caderneta tem muitas informações que me ajudaria a

acompanhar as mudanças de todo o meu corpo inclusive as mudanças mais íntimas. Tem tanto para as meninas (CLIQUE AQUI PARA CONHECER)  quanto para os meninos (CLIQUE AQUI PARACONHECER) )
 Bem essa experiência eu não vou esquecer tão cedo, até por que foi uma experiência legal.  Também por que para muitas meninas, inclusive para as minhas amigas essa ida a ginecologista não é tão tranquila assim. Aí que entendi que isso faz parte do nosso direito  a saúde e também dos nosso direitos sexuais, que não são poucos( vou colocar alguns aí  embaixo para você terem uma ideia). Outro direito é que esse profissional deve guarda sigilo  do que foi conversado na consulta e que a parti desta conversa eu vou poder ter acesso aos métodos para evitar a gravidez não planejada e também as doenças sexualmente transmissíveis – DST`S- . Esse papo das DST’S agente conversa mais para frente. Só sei que fiquei muito feliz com essas descobertas e que  valeu muito a pensa ter agendando essa consulta.
Ah pessoal, não se esqueça de comentar e também de compartilhar com seu amig@s.
 Beijos até mais!

  











 Veja aqui mais sobre quais são esse direitos>>>> (clique)


Para saber mais:

Declaração dos Direitos Sexuais
http://www.dhnet.org.br/direitos/sos/gays/direitossexuais.html

Negligenciados e Desinformados?
http://www.iwhc.org/index.php?option=com_content&task=view&id=3118&Itemid=344



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas