terça-feira, 11 de dezembro de 2012

A novela e a vida real



Gente,

Não sei se vocês gostam de assistir novela, mas, eu gosto e queria hoje falar com vocês sobre uma coisa que tá rolando na novela e que não é só faz de conta, acontece de verdade todo dia e mais do que agente pensa!

Sabem a Jéssica  da "Salve Jorge”! Pois é, aquela situação que ela tá passando – Trafico para fins de exploração sexual- é uma situação que acontece muito e no relatório da ONU Globalização do Crime (2010), o Brasil aparece como o maior fornecedor de escravas sexuais da América Latina.

Vi isso numa reportagem e achei muito importante falar pra vocês, porque sabe, tenho ouvido muita gente dizer que é coisa de novela e tal, mas eu mesma já ouvi a história de muitas meninas, da minha cidade mesmo, que vão pro exterior ou até pra outras cidades do Brasil,  com um sonho de ganhar dinheiro e acabam numa situação dessas.
 

Aí tive uma ideia: Dar algumas dicas pra quem tá afim de viajar e trabalhar em outro lugar e vai de qualquer jeito mesmo, porque agente sabe que as vezes ficar não é uma opção né, eu mesmo conheci uma menina uma vez que a família toda tinha ido embora e ela não tinha mais a menor condição de se sustentar, ela era amiga duma tia minha, aí ela tava falando de ir pra são Paulo trabalhar numa empresa a convite de um conhecido, mas numa dessas vai saber o que pode acontecer né mesmo?
Claro, que se tratando de adolescentes (como eu e muitos de vocês) não deve mesmo ir, a menos que seja com a família ou algo mais certo, mas se tem mais de 18 anos e vai viajar acho que algumas sugestões interessantes são:

-Antes de viajar pegue todas as informações, de repente uma pesquisa na internet sobre a empresa ou pessoa que lhe convidou pra saber se o convite é certo ou não, sabendo que mesmo assim pode ser que você ainda seja enganada;

- Peça contatos, endereços e referências e deixe com alguém de confiança que vá ficar, tipo, você pode fazer um acordo de se não mandar noticias em algum tempo a pessoa procurar a policia federal;

- Leve todos os contatos de embaixada e consulado se for morar no exterior;


- Não entregue os seus documentos pra ninguém;

- Não viagem para o exterior sem pelo menos saber pedir ajuda na língua do país;

- Se certifique de viajar apenas em condições legais, pra não ficar na dependência dos traficantes, para isso consulte a lei de visto do país;

Gente devem ter mais coisas, quem tiver mais uma dica pra quem tiver numa situação dessas comenta aí... E vamos jogar no mundo essa informação pra tentar impedir que mais pessoas passem por essa situação que deve ser o O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas