terça-feira, 17 de novembro de 2015

Marchar pelo nosso bem viver!


imagem retirada do site : http://racismoambiental.net.br/ 
Gente, saudades demais de escrever no blog... Hoje vou falar de um assunto babadíssimo, tão e tanto que até caiu no Enem, não assim diretamente, mas quando falamos de violência contra as mulheres e racismo, é claro que tem a ver! Mas gente, não pensem que isso é o gabarito e nem uma redação de alguém que sacou muito do tema, é porque tem a ver com a minha vida mesmo sabe...
Para quem ainda não se ligou, eu estou falando sobre as preparações para a Marcha Nacional das Mulheres Negras que aconteceram aqui em Pernambuco, e eu estava lá linda, negra e feminista! Sabe que me ligou pra convidar? Foi a Tally que participou do encontro de formação da Campanha Ana lá em fortaleza (veja aqui sobre o encontro).

Bem o babado foi que eu já estava muito pensativa sobre muitas coisas (eu sempre estou ne? Rsrs), vocês devem ter sacado pelo relato que fiz aqui no blog no mês passado(veja aqui). Bom, peguei minha mochilinha, botei meu caderninho e fui para o seminário.

Pense numas negras fortíssimas! Foi o que eu encontrei lá. Debatemos muitas coisas do nosso cotidiano como a violência de gênero, o racismo institucional e o genocídio da juventude negra. Foram dois dias intensos e eu, claro, adorando tudo! Tudo me chamou atenção. O espaço, as mulheres, os assunto, e o que mais me ouriçou foi a questão do bem viver que é um assunto que elas trouxeram com muita força.

Gente não dá mais pra tolerar tanta violência!

A Gabriela Nascimento, estudante que nem euzinha aqui, fez uma fala que me tocou muito ela disse o seguinte: “Marchar vai significar um momento em que vou resistir ao cotidiano. Vou marchar para que as pessoas possam se reconhecer como negras, não queiram se embranquecer”.

Depois de tudo que conversamos nesses dois dia, a galera que está à frente da organização, colocou tudo num plataforma das Mulheres Negras para ser entregue ao Governo do Estado de Pernambuco e ao Poder Legislativo.

Não falei que as mulheres são muito fortes? Daí escutei outra fala que me chamou muita atenção: “ Na marcha, vamos estar à frente da construção de todo o processo e vamos sentar à mesa para discutir e negociar o que nos implica diretamente e está relacionado à nossa possibilidade de sobreviver nesse país”. Foi aí que meu olho brilhou e eu pensei comigo - Vou pra essa marchar de qualquer jeito! Claro que minha primeira negociação foi com a minha família, já que eu nunca viajei sozinha e sabe como é mãe e pai né...

Fui pra casa, peguei o contato da galera, daí já cheguei mostrando todas as minhas anotações pra minha família. Painho estava vendo TV e eu tive que suar pra ele se desligar de lá e prestar atenção. Foi muito louco porque eles ficaram se entreolhando um tempinho depois de eu dizer tudo que tinha acontecido no seminário e apresentar minha defesa em ir.

Disseram no dia, vamos pensar...

Bom resultado de tudo isso: Eu voooooooooou! E sei que isso vai significar muito para mim e para os movique participo aqui em Pernambuco. A marcha vai ocupar a Esplanada dos Ministérios no dia 18 de novembro, dois dias antes do Dia Nacional da Consciência Negra. Não sei como está sendo a preparação nos outros estados, mas.... Tô mega feliz!

Depois eu conto tudo, nos mínimos detalhes para vocês, enquanto a marcha não chega, saca só o vídeo que contextualiza sobre a luta das mulheres Negras! #taca_lhe_Play

Musica da Luana Hansen















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas