domingo, 17 de maio de 2015

Direto sexuais e reprodutivos, o que a violência sexual tem haver com isso?


É super importante o acesso à informação que garanta um desenvolvimento pleno e saudável, sem medo, vergonha, culpa, falsas crenças e outros impedimentos à livre expressão dos desejos.Você sabia que sexualidade tem a ver com direitos? Nosso corpo e nossa mente têm desejos e vontades em relação a nós mesmos e aos outros. Às vezes fica parecendo que sexualidade é só transar
ou prevenir a gravidez e as doenças sexualmente transmissíveis. Na verdade, sexualidade é algo bem maior, faz parte da nossa vida, tem a ver com o nosso comportamento, nossas emoções, nossos desejos, nossos sentimentos, nossos prazeres e nossas relações pessoais e sociais.

Precisamos superar mitos e tabus para falar de sexualidade na adolescência. Às vezes a gente não encontra alguém disposto a falar das mudanças pelas quais passamos nessa idade. Às vezes a gente mesmo tem vergonha de falar sobre isso. Mas não é porque o assunto é difícil que vamos deixá-lo de lado!

É também a partir do acesso a essa informação e que também aprendemos a dizer não as varias formas da violação desse diretos . E ele começa desde de quando nascemos até a nossa morte.

Siiiiiiiiiim a Sexualidade nos acompanha por toda a nossa vida. E em cada fase teremos necessidade de algumas informações necessárias para viver de forma cada vez mais saudável e de boa os nosso direitos sexuais. Por isso reafirmar que temos Direto sexuais e que eles também são direitos humanos é preciso sempre. Pois quanto mais as pessoas e agente mesmo entende e exerce esse direitos mais teremos forma de prevenir a violência sexual. E como já falamos varias vezes que essa violência sexual não é só o ato do sexo sem o consentimento , mas ela pode acontecer de varias formas.

Educar para a sexualidade é educar para a vida; ou seja, do mesmo modo como estudamos e aprendemos uma profissão, devemos aprender a viver nossa sexualidade. É necessário um diálogo sincero sobre esse assunto, transparente, livre de preconceitos e de estigmas. Esse papel deve ser cumprido pelos pais, pela escola e também pelos órgãos públicos de saúde.

Além disso, na adolescência há também mudanças na mente e no coração. Os sentimentos ficam confusos. Um dia a gente está sentindo uma alegria enorme. No outro, o ânimo está pra baixo, a gente anda dando chute nas pedras. É quando as paixões acontecem, as inseguranças, os desejos, as frustrações e sonhos.

Neste 18 de maio preparamos um vídeo que fala dos 12 Diretos sexuais que todxs nós temos, é só tacar o Play assistir deixar seu comentário e compartilhar com os ZamigXs

Pois é nessas informações que apostamos para agente se auto proteger e também que esta mais próximo.Veja no face também as imagens que preparamos com cada um desse Diretos (Album)
E claro faça bonito , Proteja  nossas crianças e adolescentes. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas