quarta-feira, 29 de abril de 2015

Reforma Política - O que dizer sobre tema?!

E ai galera tudo beleza com vocês?! Eu tô bem, embora bem pensativa sobre ultimas leituras... Você já ouviram falar sobre reforma política? Pois é, eu até ouvia mas num entendia nada. Depois desse onda de protesto vi que esse tema circulou muito nas redes sociais, dai eu resolvi dar uma pesquisada, e num é que o caso é bem interessante!
Eu li que reforma politica tem realmente a vê com o nome. Que dizer reformar nosso sistema politico, vocês entenderam? Peraí vou explicar:

O nosso sistema politica é tudo que envolve, tipo, eleições, candidaturas, financiamentos, tempo de mandato dos nossos políticos, participação da mulheres...Tudo isso esta sendo guiado por uma lei eleitoral de 1965, pensa que troço atrasado. É por isso que a galera a pronta, muita coisa mudaram nesses 50 anos. Minha conta que antigamente era muito comum os políticos dar dentadura, cortes de tecido, tijolo, cimento pra o povo votar nele e já era proibido isso, mas eles faziam, agora tem mais fiscalização, mas tem uns que ainda fazem isso nas entocas.


Mas voltando aqui pra o entender a reforma politica, eu li que um dos assuntos mais debatidos entre as novas propostas para a reforma é o financiamento de campanha. Eu não sabia que mais de 90% dos partidos hoje recebem financiamento de empresas privadas para investir nas campanhas e depois dos políticos eleitos eles pagam com nosso dinheiro todo o investimento que a empresa fez em forma de propina, vê que palhaçada?! E isso acontece em todo o Brasil, nas prefeituras e nos governos também.
Com a reforma politica isso não vai puder acontecer mais, o financiamento será com recurso público, ou seja com o nossos impostos, acho que vai ser mais um gasto com nosso dinheiro, mas vai garantir transparência e igualdade de oportunidade para todos candidatos. Eu fico só vendo época de campanha os guia parece mais aquelas novelas mexicanas, nunca vi tanto drama, tanto choro, tanto barraco e tudo muito elabora e produzido com efeito de cinema...
Esse assunto é tão sério que rolou até um plebiscito (tipo uma enquete publica com objetivo politico de garantir a participação da sociedade nas decisões), quem puxou o plebiscito foi os Movimentos sociais e a galera conseguiu coletar 7,4 milhões de assinaturas a favor de uma Constituinte exclusiva para a reforma política. Era uma única pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? A povo se garantiu, mas os políticos não deram a mínima para nossa voz.
A questão é que cada grupo politico tem seu interesse e cada um vem apresentando proposta para reforma politica de acordo com o que lhe atrai, isso é péssimo, por que invés de pensar na população eles pensam nos conchavos deles. Eu fico pensando se um dia isso vai ter jeito, eu num entendo muito ainda de politica mas uma coisa eu sei, esse sistema, esse jeito que as coisas são conduzidas girando sempre em torno do dinheiro num presta não.Seria massa se vivêssemos numa sociedade livre, que o dinheiro no fosse o centro das coisas, que as pessoas fossem diferentes mesmo, mas que tivesse direitos iguais. Que não houvesse ricos, nem pobres, que todos tivesse acesso ao necessário pra viver sem excessos...

Será que eu tô viajando? Se tô num sei, só sei que se isso tudo acontecesse ia ser massa!
e você o que pensa sobre isso? deixa aí nos comentário. 


Para saber mais:
 Reforma Política no Brasil:

Boletim da Ana  edição n°37 - Reforma Política #NÃO basta participar clique aqui

Câmara Notícias: Animação explica os principais pontos da #ReformaPolítica;Assista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas