domingo, 8 de março de 2015

Figurinha repetida não completa álbum. Mas é sempre bom lembrar...



Então gente tá aí! Mês da mulher, dia da mulher. E dá-lhe presentes e dá-lhe violência!
É que com a chegada deste mês a galera- a maior parte os homens - acha que uma florzinha, um bombonzinho, um chameguinho... Vai redimir todo o processo de violência que nós mulheres fomos vitimas e que ainda somos.

Mas hoje e em especial esse ano NÃO VOU PARABENIZAR as Meninas, vou só dizer que a luta continua! Por que figurinha repetida (feliz dia da mulher) não completa álbum, mas é sempre bom lembrar...

Que esse dia, o 8 de março surgiu por que mulheres foram assinadas em uma fabrica no interior dos Estado unidos. Pasmem na onda da história “No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.”

E aí na boa gente, eu não consigo parabenizar isso. Depois de saber dessa historia fica difícil chegar nas colegas como eu e dizer : - Ei amiga, parabéns pelo nosso dia de crueldade e opressão. - Tá louca.. Sou boba não oh!

E aí tu pára pra refletir e vê o quanto é difícil ser menina no Brasil, que nesses novos tempos começamos a ter varias jornadas de trabalho taí o link de uma matéria que não me deixa mentir: “O que é ser menina no Brasil? – Desigualdade de gênero desde a infância”E olha que a luta começo exatamente para a diminuição da jornada.

Que nesse dia o melhor que podemos fazer é reconhecer a luta de zilhões de mulheres é justa, e que ainda são muitos o direitos a nós negados como: o direito ao próprio corpo, o de decidir sobre nossa vida sexual e reprodutiva o direito ao aborto....

Esses exemplos seriam grandes presentes para nós mulheres! E oh que legal.. Nem ia ter um dia especifico e sim todo o dia!

E se pudéssemos mudar drasticamente essa imagem aí sobre de quem faz o que em casa já era uma boa.



Só que não né! Até por que tem uma galera que vivi pra reforçar esse lugar de repressão que as mulheres vivem. Sabe qual é? Tem um lugar de poder nessa historia toda, e dividir isso, ou melhor, deixar em condições iguais não é fácil, e é esse lugar que queremos.

Tá eu sei... Você que acompanha deve tá pensando pó, mas essa ANA da porreta! É gente tô sim, eu tô crescendo e tendo outras leituras de mundo. Mas pra não falar que eu fiquei só butando o dedo na ferida, tá aí algumas conquistas que pesquisei .


Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Marcos das Conquistas das Mulheres na História 


- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres.
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças.
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina.
- 1893 - a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres. - 1951 - a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).

AH e tem esse vídeo aí massa que é só taca o play.  Bjos e   não esquece de  deixar seu comentário hem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas