quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Falta consciência:


Gente, cada coisa que acontece!
Olha só: Eu fui essa semana para escola com um penteado diferente, e, muita gente me olhou estranho. Não sei por que, mas olharam. Não vi problema nenhum, até que o Miguel, um dos meninos mais zoadores, mandou na lata:

- Cabelo pixaim!
Virei pra ele e disse:
- Qual é a parte que você não entendeu que não te dou essas liberdades? 

Foi ai que a coisa lascou toda. Um monte de gente da sala entrou na onda dele. E aí a zoação só aumentou. Escutei cada coisa do tipo: falta de pente em casa, cabelinho de estopa, cabelo duro, cabelo ruim, e por ai foi.

Confesso que não fiquei tão de boa, pelo menos não até entender o porquê deles agirem assim.

Foi quando a professora entrou e quis saber o que tava rolando, daí o silencio foi geral e eu contei o que tinha acontecido. Que bom que a professora me escutou, ela foi logo explicando:

- Gente isso é Bullying, e isso não podemos permitir na escola!

Pronto! Como a aula era de historia o horário foi todo pra discutir o meu cabelo, ou melhor, o que provoca toda essa raiva de cabelos como o meu.

Falamos sobre a cultura afro e como muitas pessoas acham que tudo que é afro é ruim.

Claro, que eu que num tenho papa na língua e não gosto de "arrudeio" fui logo dizendo que essa coisa de Bullying parecia uma forma de não tratar as coisa como elas são. Os meus colegas haviam sido racistas sim, e fui logo mostrando que sei me defender e disse que racismo é crime. E, além do mais, a forma como eles me trataram foi uma demonstração da relação violenta de superioridade dos brancos sobre os negros, e que essa é uma das situações mas que existem outras formas sejam elas mais sutis ou escancaradas.

Aí é que está o X da questão, fiquei curiosa e fui pesquisar e vi que, dos homicídios em 2012 contra jovens no Brasil 77,0% eram negros e 93,30 % do sexo masculino. Ninguém se pergunta por que são os negros que morrem mais né?! E que apenas 22% das mulheres negras acessaram o ensino superior em 2009 para 44% das mulheres brancas, e 28% dos homens brancos e 15% dos homens negros. E ainda tem quem seja contra as cotas!

É por causa da intolerância e do racismo que vivemos desde pequenos que muitos vão achando isso tudo natural.

Por isso é tão importante colocar em prática a lei 10.639/03, que obriga o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na educação brasileira, assim, vamos começando a valorizar o que nos somos!

Tem também varias campanhas que afirmam que a “juventude quer viver”.
A questão é: podemos ter mudanças simples do nosso cotidiano como reconhecer que somos negros e que independente de cor, orientação sexual devemos viver e não aceitar qualquer discriminação com a nossa gente.

Enquanto escrevia lembrei de algumas músicas como a do Racionais Mc. que diz o seguinte:





























Quantas e quantas canções dizem dessa nossa condição e nos ajudam a perceber que não estamos sós, podemos resistir juntos. 

Pra terminar olhem só a foto de como eu tinha ido pra escola e que gerou todo esse bafafá!


Ah espero o seu comentário  viu! bjos e até



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas