segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Educação pública de qualidade: Nós queremos e fazemos!

     Gente tem um tempinho que não escrevo aqui no blog.  Mas têm acontecido muita coisa, e uma delas me motivou a escrever esse post.
     Bom, não sou  uma aluna que só tira 10, como muitas e muitos  preciso me esforça o máximo para  aprender  o que é ensinado na escola.   Mas tem hora que  é preciso  parar um pouco e  tentar entender mais as coisas. Bem, outro dia fui até a direção fazer uma reclamação  sobre  uma aula que  não estávamos acontecendo,   não pela  má vontade do professor, mas, por que ouve um problema com um professor e a escola  não conseguiu  outro que  substituísse na matéria. 
    Acontece que, devido a grande carga de trabalho, o professor  adoeceu e  precisou  tirar licença.   Então depois de alguns dias sem essa matéria, eu  assim como outros amig@s  nos  incomodamos,   foi aí que resolvi  conversar com a direção. O mais legal foi os toques que ela me deu, além, claro, de conseguir um  outro professor que  desse a aula enquanto o outro está de licença. Olhe só como foi nossa conversa:


- Sabe Ana, não é de propósito que  a situação esta assim,  há um  processo  muito longo  para  a contratação de outro professor.  Mas acho muito legal  que você  tenha vindo conversar comigo.
- Sim diretora. - Eu disse a ela. - Vim por que eu e muitos alunos sabemos do nosso direito a educação.  E que não é só ter o espaço da escola, mas é ter um ensino de qualidade, ter  professores que  nos ajude a entender a matéria, mas também  a  entender o mundo.
- Por isso mesmo que disse Ana, que foi importante você ter vindo aqui, para saber o que esta acontecendo.  E nós  queremos isso, que  os estudantes participem e  nos  ajude a solucionar  problemas que  enfrentamos no dia-a-dia da escola.  E isso também faz parte do direito à educação.
- Como assim, cobrar faz parte dos direitos? – Perguntei a ela meio encucada com a situação.
-  Pelo seguinte:  todos nos, principalmente crianças e adolescentes  temos direito a escola, a uma educação e  qualidade,  professores  capacitados nas salas de aula. Mas,  temos que relacionar  aí   os deveres como,  ajudar  a preserva o espaço da escola,  a questionar  as atividades e a falta delas,  a estudar e contribuir para  um ambiente  harmonioso.
-  Mas  só de questionar eu já fiz isso diretora?
- Fez uma parte.  Mas pode ir além. Quando agente percebe que  há um grupo  de alunos que querem  ajudar  no ambiente escolar,  eles podem ser organizar através de um grêmio estudantil.  E ao contrario  do que todo mundo pensa, um grêmio não só organiza festa  e eventos na escola, mas  principalmente, serve  como representantes dos outros estudantes  e  traz,  para  o coletivo de  professores e outros profissionais da escola, o que  precisa melhorar  para  que a escola seja um espaço que agrade a todos e de aprendizagem. 
- E como é que organiza isso,  é a direção que escolhe? Acho muito legal a nossa participação por que aí  a responsabilidade de uma educação de qualidade passa a ser também nossa...
 Bem  ela me explicou  um pouco, e,  me  deu  um site  para  pesquisar mais sobre essa forma de organizar e participar das decisões da escola,   vou deixar um link aqui  que  fala mais sobre isso por que se não  a conversa vai ficar muito longa e  aí eu sei que tem hora que agente não  gosta de ler coisas muito grandes (risos). (Os passos para formar um grêmio estudantil Clique aqui).

 Mas, o legal de ter  ido à direção  foi  saber  que  nos estudantes podemos  contribuir  mais com a escola  para além de  tirar notas boas – que, diga-se de passagem, é nossa obrigação.

E eu curiosa que só, pesquisei coisas sobre o grêmio  e nas pesquisas vi  um coisa muito legal  que é  o plano nacional de educação,   vi  também  que  tem se discutido uma lei sobre a qualidade da merenda, sobre  discriminação e racismo.  Mas  essa coisas   agente conversa com calma  em outros momentos por que  agora estamos muito empolgados  para  começar a  montar esse espaço  que  nos estudantes  vamos  poder contribuir  mais e mais com a escola. Bom, gente, como sempre  falei um bocado, mas esse é meu jeito. Depois conto  para vocês sobre o grêmio e as  outras coisas que vem acontecendo. Ah não se esqueçam de compartilhar como  os amigos e de também acessar os links
Bjos até mais!


Links para saber Mais:

MEC cria ações de combate ao racismo e promoção da igualdade
Leia mais sobre esse assunto em: 
Clique aqui   



Movimentos veem retrocesso em temas da educação infantil

Leia mais sobre esse assunto em: Clique aqui 

Congresso todos pela Educação:
Leia mais sobre esse assunto em: Clique aqui 



Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas