terça-feira, 4 de junho de 2013

Indo para o colégio - uma história sobre como se proteger

Oi gente,
Tudo bem com vocês? Então. Comigo tá tudo beleza!

Hoje to escrevendo pra contar pra vocês um negócio muito chato que aconteceu comigo, mas me fez pesquisar e conhecer muitos conceitos legais, e, como o que agente aprende fica melhor se agente divide, estou aqui com mais uma das minhas histórias.
Estávamos eu e a Carol (ah gente, pra quem não conhece a Carol estuda comigo, e como ela mora pertinho da minha casa vamos e voltamos juntas pra escola) indo pra escola, quando agente passou por perto de um terreno baldio, escutamos um psiu, daí, como não olhamos a primeira vez, a pessoa fez de novo o psiu.  Ah gente, como que por impulso eu olhei, e num é que tava lá um homem com o pênis todo de fora mostrando pra gente.
Eu fiquei morrendo de medo e tive vontade de correr, mas a Carol é meio estressada sabe gente, e começou a gritar com o homem, o chamar de tarado, safado, um monte de coisa, até que eu puxei ela e agente correu juntas.
Chegando na escola falamos pra professora que chamou a polícia, mas não conseguiram achar o cara.
Com isso a professora iniciou a aula falando de uma coisa que até então eu vivia as vezes mas não sabia que tinha um nome e que era tão importante assim: A autoproteção. Autoproteção é: ação ou resultado de autoproteger-se, de proteger a si mesmo. Na nossa idade é muito comum que agente procure alguém que nos proteja, nos ajude em situações difíceis, mas, como começamos a andar sós, indo pra escola, pra um curso ou até mesmo saindo com amigos é importante que saibamos como reagi em algumas situações pra nos proteger de perigos maiores.
Por exemplo, nesse caso que eu contei, A Carol não deveria ter gritado, já que não sabíamos se o cara tinha uma arma ou não ou o que ele queria, o recomendado era procurar um lugar seguro e chamar a policia ou um adulto de confiança.
Cada situação é uma situação, mas, tem regras gerais que podemos seguir, como:
  •  Cuidado com contatos com pessoas desconhecidas, ser cautelosa antes de saber das intenções dos contatos é sempre importante;
  •   Não revidar as situações de violências;
  •   Fugir da violência pra procurar ajuda é o mais indicado;
  •    Evitar andar muito próximo de lugares abandonados e/ou de pouca circulação de gente;
  •   Não deixar que ninguém toque no seu corpo sem você querer

Tem mais um monte de dicas, mas, como me interessei muito pelo tema de vez em quando vou colocar mais coisas aqui.

E se mais alguém tiver dicas de autoproteção compartilhem comigo também gente.


Abraços e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas