Desde a última semana tenho pensado: será que “toda palavra é aquilo que o dicionário diz”? Vou logo dizendo que não estou certa disso, nem vou pedir ajuda aos universitários. Vou logo jogar para a plateia. (risos). Brincadeira gente estou aqui escrevendo e lembrei do show do milhão.
Mas, voltando a dúvida, se toda a palavra é aqui que o dicionário diz, pensando bem, acho que nem sempre né. Eu poderia aqui fazer uma lista de várias, mas a que tem me instigado em especial é a palavra PRIVILÉGIO. Segundo o dicionário o seu significado é:
“Privilégio: - s.m. Vantagem (ou direito) atribuída a uma pessoa e/ou grupo de pessoas em detrimento dos demais; Qualidade ou particularidade específica de algo ou alguém; Tendência particular e natural; Permissão, momento, ocasião favorável que só é concedida a um pequeno grupo de pessoas; Circunstância de supremacia, baseada ou não em hábitos culturais e legais, ocasionada pela má distribuição do regime político e/ou econômico. (Etm. do latim: privilegium.ii)”.
No caso desta definição, ela é exatamente aquilo que o dicionário diz! E podemos perceber isso facilmente no cotidiano. Quer ver um exemplo que aconteceu há pouco tempo?!
Manhinha estava assistindo TV e de repente aquela musiquinha tantantantam a notícia era que de que um avião precisou fazer um pouso forçado nos arredores de Campo Grande e dentro estava o casal de apresentadores Angélica e Huck, além dos seus filhos Joaquin, Eva e Benicio e o piloto Osmar e duas babás.
Estranhou não tem o nome delas aqui né? Pois é ninguém divulgou o nome delas, essa é a primeira “louuuucura, looooucura” que tem a ver com privilégios. E não para por aí.
Foram levados para um hospital público para exames e foram rapidamente atendidos, e o mais mágico: os exames saíram duas horas depois, o que para outros pacientes que não são famosos demora em média uma semana.
Agora me diz uma coisa, o critério de atendimento que foi usado para eles é o mesmo que é usado para todo mundo que precisa e só tem como acessar hospital público? Não né! Por que não é todo mundo que tem o tal Pri-vi-lé-gio!
Esse é só um exemplo, podemos aqui ficar horas pensando em situações de privilégios que acontecem em nosso país. Como nas escolas, nas vagas de emprego, faculdade, acesso a bens culturais, etc.
É muito treta meu povo.
Então, só pra ilustrar o papo, vi na net uma historiazinha sobre essas situações que foi publicação original por The Wireless. E Traduzida pelo o pessoal da catavento*.
Então minha gente, vamos ficando por aqui, pensando nessa e outras coisa da vida. Claro que depois de ver tudo isso quero ver seu comentário hein!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário