terça-feira, 3 de março de 2015

12 princípios para garantir a participação juvenil e 9 passos para efetivá-la

A partir de um conceito inicial que: “Participar significa fazer parte de algo, onde são priorizadas a construção do sujeito político com sua identidade e a capacidade de entender o contexto, assim como o conhecimento da historia de vida que o sujeito traz para fazer parte, ou seja, participar”, os colaboradores convidado(a)s pela Campanha Ana elaboraram coletivamente 12 princípios para garantir a participação infanto-juvenil, um tipo de "receita de bolo" da participação infanto-juvenil".

 A CAMPANHA ANA realizou em  agosto de 2014, no Centro Israel Pinheiro em Brasília, Oficina de construção coletiva de uma metodologia de participação juvenil. A oficina envolveu várias entidades, que tem experiências pratica e teórica com essa temática.
O caminho percorrido foi pela constante busca de consensos para definir princípios que uma metodologia de participação juvenil deve seguir. Para o grupo, é importante NÃO se perguntar o que nós queremos dos adolescentes, mas ao contrário, o que eles querem para eles. Nesse sentindo, finalmente, o grupo conclui que a participação juvenil da qual se referem é UMA PARTICIPAÇÃO JUVENIL PROATIVA, COLETIVA, PROTAGONISTA E POLITICA.

E QUAIS SÃO ESSES PRINCÍPIOS?
Ao elaborar os 12 princípios a questão central é que eles são interdependentes e devem ser aplicados em cada atividade, trabalho ou movimento político envolvendo os jovens:

1. AUTONOMIA - EMANCIPAÇÃO - EMPODERAMENTO;

2. VISÃO CRÍTICA - RESPONSABILIDADE, COMPROMETIMENTO SOCIAL;

3. COLABORAÇÃO / COLETIVIDADE;

4. CRIATIVIDADE / INOVAÇÃO;

5. ÉTICA / RESPEITO À DIVERSIDADE;

6. INCLUSÃO SOCIAL

7. LIBERDADE DE ESCOLHA;

8. RELAÇÕES INTERGERACIONAIS SAÚDÁVEIS E PRODUTIVAS;

9. ACESSO À INFORMAÇÃO DE BOA QUALIDADE;

10. INCENTIVO À AUTOPROTEÇÃO;

11. SOLIDARIEDADE HORIZONTAL;

12. ESTAR JUNTOS SEMPRE;

“As reflexões do grupo da Campanha ANA, ajudaram a qualificar a questão da participação infanto-juvenil, na construção de um referencial, que consideramos em constante construção, que pode ser utilizado para debates e aprofundamentos, nas diversas realidades das juventudes brasileiras”. Pontuo Lídia Rodrigues Coordenadora da Campanha.

Com o conceito e os princípios da participação infanto-juvenil elaborados e acordados, foi possível, então, estabelecer 9 passo de uma metodologia de participação infanto-juvenil, que podem ser aplicada nas atividades desenvolvidas pela Campanha ANA, assim como nas varias organizações sociais Brasil a fora.

Para colocar em prática essas diretrizes, a equipe da Campanha Ana irá realizar entre maio e setembro de 2015 uma formação para adolescentes com apoio da SDH / CONANDA, envolvendo mais de 40 participantes da rede nacional. “Essa formação terá dois módulos virtuais e um módulo presencial que acontecerá em julho. A metodologia construída será utilizada como conteúdo base nesta formação, que será aplicada durante os 07 dias de atividade com os (as) adolescentes”. Explicou Lídia. 

As inscrições para os interessado(a)s estão abertas até dia 21 de março e pode ser acessada aqui (clique aqui). E para acesse o documento na integra e saber o passo-a- passo da Metodologia de Participação juvenil e Web Ativismo é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto Co-Financiado União Europeia

Projeto Co-Financiado União Europeia
Os conteúdos deste blog foi elaborado com a participação financeira da União Europeia. O seu conteúdo é de responsabilidade exclusiva de seus realizadores, não podendo, em caso algum, considerar que reflita a posição da União Europeia

...

Visitas