sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Por que comprar se eu já sei brincar? - Por um dia das crianças sem consumo!


Gente, tô de bob´s ! Você sabia como surgiu o dia da criança?
Pois é fui fazer uma pesquisa e alguns sites falam sobre como surgiu esse dia. A história é longa e essa data é comemorada em diferentes datas e com diferentes significados pelo mundo a fora. 

Aqui no Brasil foi em 1923, na cidade do Rio de Janeiro, a então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu  o dia 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

É ai que tá o pulo do gato minha gente! Um empresário da indústria de brinquedos aproveitou essa data para lançar uma campanha chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.
E de lá pra cá o dia a cada ano que passa, passou a ser muito mais um dia comercial do que lembrar a fase da infância como eu já havia escrito em uma outra historia aqui no blog ( pelo direito de brincar e ser criança acesse aqui ).
Tá bom, aí tu deve esta se perguntando... O que eu tenho haver com isso?

Oxente, tem é muito! Ao invés de incentivarmos as crianças a ser só ela mesma e aproveitar essa fase da vida, agente acaba inserindo elas indiretamente no mercado de consumo e tornando assim pessoas mais consumistas. Digo agente, por que eu quando era mais nova ficava nessa neura do presente que iria ganhar. Rolava até uma disputa entre a turma de quem ganharia mais presentes. E ficávamos de olho nos comerciais da TV para ver qual era o brinquedo do momento. E muitos pais quando tem alguma condição levam os filhos nas lojas para “escolher” o presente.
Bem outro pulo do gato aí minha gente.
Empresas de publicidade e propaganda se aproveitam da deficiência de julgamento e de experiência da criança. Inúmeros especialistas em desenvolvimento infantil já afirmaram que as crianças não têm maturidade para julgar e entender o caráter persuasivo das mensagens publicitárias, que usam dos mais variados recursos e efeitos especiais para seduzi-las.
E ai minha gente, os impactos da publicidade na formação das crianças têm sido cada vez mais visíveis, contribuindo para o aumento dos índices de obesidade infantil, erotização precoce, violência, estresse familiar, alcoolismo na infância e no encurtamento da infância pelo chamamento contínuo das crianças para o ingresso antecipado no mercado de consumo.
Por estes motivos, nesse ano rolou uma resolução (163) do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), aprovada em março de 2014, deixa em negrito ainda mais o que pode ser considerado abusivo e reforça o que já estava previsto no CDC(Código de Defesa ao Consumidor).

Nesse dia das crianças, pense se esse caminho é melhor para seus filhos, amigos parentes. Pois como a historia nos mostrou, isso já vem de décadas e cabe a nós dar um novo significado a esse dia, promovendo brincadeiras, ficando mais junto e até incentivando meninas e meninos a produzirem os seus próprios brinquedos #Fica a dica! 

Ah pesquisando isso tudo acabei achando uma campanha muito legal chamada #Anuncia_pra_mim! Que faz pressão as empresas que desrespeita essa fase intensificando a publicidade infantil.
http://anunciapramim.com/

E aí curtiu?  deixa seu comentário  aí no blog. 
Beijos  e  Feliz dia das crianças!

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